

Imagem destaque: Florida State Capitol/ManiadeOrlando |
Milhões de turistas visitam Orlando a cada ano para frequentar o Walt Disney World, Universal Studios e SeaWorld. Mas a Flórida Central também está no alvo dos políticos! O senador estadual Kevin Rader quer que a Flórida curta sua ideia de transferir a capital do estado de Tallahassee para Orlando, apresentando uma lei nesta semana que estudaria os custos e o impacto de mover a capital de 259 milhas.
A medida não tinha nenhum projeto de lei apresentado no estado e provavelmente teria dificuldade em chegar na aprovação. Rader, D-Boca Raton, quer que o Escritório de Análise de Políticas de Programas e Responsabilidade do Governo considere vários fatores-chave em seu estudo, incluindo:
- “Facilidade de viajar para a capital do estado para membros do público”.
- “Custo total de viagem para a capital do estado para os membros do Legislativo durante as semanas do comitê interino e a sessão legislativa”.
- O custo de realocar não apenas o Edifício do Capitólio do Estado, mas também a Suprema Corte, os escritórios do governador e do vice-governador, o Gabinete e todo o Poder Legislativo.
- O impacto econômico em Tallahassee e Leon County de mover a capital para fora da cidade.
Se aprovada, a lei exigiria que o estudo fosse concluído até 15 de dezembro de 2020.
O prefeito Orlando Buddy Dyer teve uma resposta legal à idéia, dizendo em um comunicado: “Embora acreditemos que nossa localização central, alta qualidade de vida e variedade de amenidades que oferecemos nos tornem uma cidade atraente para sedes de todos os tipos, também entendemos vários esforços semelhantes como este falharam em sessões legislativas anteriores.”
Mas, acrescentou ele, se o Legislativo quisesse estudar a questão, “certamente estaríamos interessados em conhecer seus resultados”. Tallahassee foi nomeada pela primeira vez a capital da Flórida em 1824, quando os legisladores das duas maiores cidades do território, Pensacola e Santo Agostinho, se cansaram de ter que viajar para as cidades uns dos outros.
Então eles determinaram um ponto médio no local de uma grande aldeia de Apalachee que havia sido queimada por Andrew Jackson alguns anos antes, montou uma cabana de madeira e a chamou de Tallahassee. Desde então, o centro populacional da Flórida há muito se desloca para o sul e para grandes cidades como Orlando, Tampa e Miami – mas Tallahassee permanece onde os legisladores viajam para a sessão durante dois meses a cada ano.
Um referendo em 1853 falhou, e o governador vetou um plano parecido de mudar a capital para Gainesville em 1881. Outro referendo em 1900 ofereceu opções alternativas de Jacksonville, Santo Agostinho e Ocala, mas apesar dos melhores esforços de Jacksonville, Tallahassee venceu novamente. Então, em 1918 ou 1919, quatro homens de Orlando viajaram para Tallahassee a negócios “sem intenção de provocar conversas sobre a mudança da capital”, segundo o livro “Orlando: A Century Plus”.
“Quando perguntados sobre o que estavam fazendo lá, um deles, o juiz Wilbur Tilden, disse brincando: ‘Ora, todos nós viemos aqui para mudar a capital para Orlando'”, segundo o livro. A observação improvisada levou a uma campanha de pleno direito, mas os planos para um referendo fracassaram nas décadas de 1920 e 1930, apesar de 35 condados terem enviado delegados a Orlando para apoiar sua reivindicação à capital.
O último suspiro ocorreu em 1967, quando o Conselho da Cidade de Orlando, com o apoio do senador Lee Weissenborn, de Miami, aprovou uma resolução pedindo outro referendo – que Tallahassee prontamente ignorou. Embora, o democrata de Tallahassee relatou , ele levou o condado de Leon a permitir “bebida em hotéis e restaurantes”, e também levou à construção do novo edifício do Capitólio do estado.
“Como se lê uma placa no primeiro andar do novo Capitólio”, o democrata relata: “Esta placa é dedicada ao senador Lee Weissenborn, cuja valente tentativa de transferir a capital para Orlando foi a principal motivação para a construção deste edifício”.”
Fonte: Orlando Sentinel