

Um Comitê do Senado avançou na segunda-feira um projeto de lei que pretende impedir os governos locais de proibir as vendas de protetor solar sem receitas médicas. O Comitê de Assuntos Comunitários do Senado votou por 3 a 1 para aprovar a medida de proibir certos tipos de filtro solar por causa de preocupações dos produtos químicos que compõem a fórmula dos protetores que danificam os recifes de coral.
O senador Rob Bradley, um republicano de Flemming Island que apoia a lei de “preempção” (SB 172), disse que compartilha preocupações sobre os recifes de coral, mas apontou a necessidade de tentar prevenir o câncer de pele. O projeto de Bradley está arquivado para a sessão legislativa de 2020, que começa em 14 de janeiro. Os legisladores também consideraram propostas de antecipar assuntos semelhantes durante a sessão de 2019.
Key West, cidade mais ao sul da Flórida, aprovou uma lei que tornava ilegal a venda de filtro solar que contenha os ingredientes oxibenzona ou octinoxato sem receita médica.

Key West aprovou uma lei que tornava ilegal a venda de filtro solar que contenha os ingredientes oxibenzona ou octinoxato sem receita médica. – Foto: thecrazytourist.com
O National Ocean Service, uma divisão da National Oceanic and Atmospheric Administration (NOAA – Administração Oceânica e Atmosférica Nacional), tem um site dedicado à questão, que diz: “produtos químicos comuns usados em milhares de produtos para proteger contra efeitos nocivos da luz ultravioleta ameaçam corais e outras formas de vida marinha”.
Study finds that a common sunscreen chemical is highly toxic to corals: http://t.co/rssnnNMnAV @noaa pic.twitter.com/J4W6fGgRfo
— NOAA’s Ocean Service (@noaaocean) February 4, 2014
Atualmente, o Guia de Proteção Solar e Proteção para Recifes de Animais Tóxicos do Ban Hawai’i , que desaconselha uma lista de produtos químicos como oxibenzona e homosalato e recomenda filtros solares minerais de amplo espectro com conteúdo mineral de 18%+, “preferencialmente com nano-zinco ou titânio como ingrediente ativo”.
Fonte: orlandoweekly.com